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O branding e a sua influência sobre a marca

16 de abril, 2018

No nosso quotidiano cruzamo-nos regularmente com uma multiplicidade de marcas, sendo estas um elemento fulcral de cada negócio – mas em que consiste afinal uma marca e como podemos desenvolvê-la?

Uma marca refere-se ao conjunto de perceções que um indivíduo tem relativamente a uma organização, produto ou serviço, englobando dimensões tanto materiais como imateriais.
Nestas podemos incluir elementos como a designação, o logótipo ou o website de uma empresa, bem como o modo de esta comunicar e de se relacionar com os seus diversos públicos.

Uma marca forte apresenta vários benefícios:

  • incrementa o valor do seu negócio – cada marca tem um valor associado, sendo um dos ativos mais importantes de uma empresa;
  • facilita o processo de fidelização – marcas facilmente reconhecíveis transmitem um maior grau de confiança aos consumidores, criando uma ligação emocional e facilitando a aquisição dos produtos e serviços a ela associados;
  • distingue a sua empresa da concorrência.

É por isso essencial desenvolver uma marca sólida, assumindo o branding uma grande importância neste âmbito.

Branding e o desenvolvimento de uma marca

O branding refere-se ao conjunto de atividades realizadas com o intuito de criar, reforçar ou alterar as impressões que os indivíduos têm sobre uma organização, produto ou serviço, ou seja, sobre uma marca. Entre estas destacam-se, por exemplo, a criação de logótipos, o estabelecimento de parcerias e patrocínios ou ainda o lançamento de campanhas publicitárias.

O sucesso da sua marca requer por isso a implementação de uma estratégia de branding eficiente, sendo para tal recomendável o recurso a profissionais especializados, que possam auxiliar no desenvolvimento da marca, tendo em conta os objetivos e especificidades de cada negócio.