Alameda Dr. António Macedo
29 e 31 | 4250-053 Porto
+351 228 320 740 (Chamada para rede fixa nacional)
+351 938 320 290 (Chamada para rede móvel nacional)
info@arkis.pt
A otimização das imagens continua a ser uma das etapas mais negligenciadas no âmbito do SEO, mas é um dos aspetos que mais poderá contribuir para a geração de tráfego para um website.
Mais do que auxiliarem na compreensão dos conteúdos textuais, o recurso a imagens ao longo de uma página web exerce uma “quebra” entre blocos de texto extensos, assim como torna a leitura e a navegação mais envolvente, fluida e user-
-friendly.
Se pesquisarmos por um modelo de um automóvel, reparamos que, possivelmente, as imagens aparecerão acima dos resultados orgânicos habituais nos SERP’s (Search Engine Results Pages).
Então, pode afirmar-se que o SEO para imagens contribui essencialmente para dois aspetos: obter uma melhor classificação nas pesquisas do Google Imagens e melhorar a visibilidade e otimização, de uma forma geral, da página.
Neste sentido, existem 4 dicas que devemos seguir e implementar nos nossos websites, ao nível da otimização das imagens. São estas:
1. Preencher o Alt Text, isto é, o conteúdo descritivo que acompanha o atributo alt dado à tag de uma imagem. Este deve ser o mais específico possível (mas não muito extenso), uma vez que ajuda a Google a compreender o conteúdo de uma imagem;
2. Usar nomes descritivos nos ficheiros de imagem, ou seja, evitar nomes genéricos ou nomes de arquivo padrão, tais como “IMG_2847” ou “DSC_2892”. Em vez disso, dever-se-ão utilizar nomes como “sapatilhas-vermelhas-marca”, com as palavras separadas por hífens;
3. Atentar ao tamanho das imagens. Estas devem ser redimensionadas para o seu tamanho de exibição, de modo a evitar sobrecarregar a página. Para além disso, a Google tende a privilegiar imagens com proporção de 16:9 ou 4:3;
4. Utilizar o formato de imagem adequado de modo a que esta seja indexada, pois o Google Imagens não aceita todo o tipo de formatos. O jpeg é o mais utilizado, ou o png (que permite transparências), por exemplo.
Em suma, SEO não significa uma aposta única e exclusiva na otimização do conteúdo textual. As imagens constituem – e são – uma vertente bastante significativa e impactante de um Website, na qual devemos apostar e trabalhar!
Vamos otimizar o seu Website?