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SEO para Imagens

28 de julho, 2022

A otimização das imagens continua a ser uma das etapas mais negligenciadas no âmbito do SEO, mas é um dos aspetos que mais poderá contribuir para a geração de tráfego para um website.

Mais do que auxiliarem na compreensão dos conteúdos textuais, o recurso a imagens ao longo de uma página web exerce uma “quebra” entre blocos de texto extensos, assim como torna a leitura e a navegação mais envolvente, fluida e user-
-friendly
.

Se pesquisarmos por um modelo de um automóvel, reparamos que, possivelmente, as imagens aparecerão acima dos resultados orgânicos habituais nos SERP’s (Search Engine Results Pages).

Resultados de Pesquisa Google Imagens

Então, pode afirmar-se que o SEO para imagens contribui essencialmente para dois aspetos: obter uma melhor classificação nas pesquisas do Google Imagens e melhorar a visibilidade e otimização, de uma forma geral, da página.

Neste sentido, existem 4 dicas que devemos seguir e implementar nos nossos websites, ao nível da otimização das imagens. São estas:

1. Preencher o Alt Text, isto é, o conteúdo descritivo que acompanha o atributo alt dado à tag de uma imagem. Este deve ser o mais específico possível (mas não muito extenso), uma vez que ajuda a Google a compreender o conteúdo de uma imagem;

2. Usar nomes descritivos nos ficheiros de imagem, ou seja, evitar nomes genéricos ou nomes de arquivo padrão, tais como “IMG_2847” ou “DSC_2892”. Em vez disso, dever-se-ão utilizar nomes como “sapatilhas-vermelhas-marca”, com as palavras separadas por hífens;

3. Atentar ao tamanho das imagens. Estas devem ser redimensionadas para o seu tamanho de exibição, de modo a evitar sobrecarregar a página. Para além disso, a Google tende a privilegiar imagens com proporção de 16:9 ou 4:3;

4. Utilizar o formato de imagem adequado de modo a que esta seja indexada, pois o Google Imagens não aceita todo o tipo de formatos. O jpeg é o mais utilizado, ou o png (que permite transparências), por exemplo.

Em suma, SEO não significa uma aposta única e exclusiva na otimização do conteúdo textual. As imagens constituem – e são – uma vertente bastante significativa e impactante de um Website, na qual devemos apostar e trabalhar!

Vamos otimizar o seu Website?